sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Bifurcação

Em determinado momento de nossas vidas atingimos o patamar de tomar decisões. Nascemos, evoluímos, crescemos e nossos pais tomam por competo conta de nossas vidas, utilizando de sua própria sabedoria e experiência para nos educar. Isso em tese pelo menos. Mas ao atingir esse patamar de tomar decisões, as coisas ficam bem mais complicadas. Nos acostumamos a deixar que eles decidam por nós, ou quando não deixamos, eles fazem isso mesmo assim. Porém escolher o rumo que sua vida vai levar não é algo que seus pais possam decidir (por mais que alguns pensem que podem), mas é uma tarefa que nós mesmos devemos abraçar. Porque ninguém, além de nós mesmos seremos tão altamente afetados por isso.

Mas o que fazer quando nos sentimos em uma Bifurcação? Que lado seguir? Porque sonhos lutar?

Muitas pessoas tem diversas habilidades, diversos dons que lhe foram concedidos (por Deus, talvez, quem sabe?!), ou que foram desenvolvidos, enfim, as pessoas tem dons especiais. Por mais que a maioria nem note, cada um de nós tem um a habilidade, uma facilidade em determinadas coisas. Mas quais dessas habilidades devemos ouvir?

Para que lado devemos dobrar? O Direito... procurar uma vida estável, onde você nunca vai perder nada, mas também não vai ganhar. O Esquerdo... que vai te levar num destino de insegurança e vai te conceder a glória ou a completa derrota. Um é certo e monótono, o outro é cheio de aventura, mas é totalmente incerto!

A vida é como uma bússola, ela nos mostra o caminho a seguir em frente o tempo todo. Entretanto essa bússola não é a mesma inventada por chineses e difundida pelo mundo através das "Grandes Navegações", mas é a bússola de Jack Sparrow. Lembram dela?! A bússola do ilustre personagem de Johnny Depp em Piratas do Caribe. Esses instrumento nos leva exatamente onde queremos ir. Nos leva onde está o nosso maior desejo, onde pra nós está o que é mais precioso: a nossa felicidade.

O carro em que você está, é a sua vida, e só você pode dirigi-lo, e só você pode escolher o caminho. E isso não é um fardo é um direito que todos nós temos. Se não sabe se vira a esquerda ou a direita e acha a estrada de terra à sua frente a melhor opção, siga em frente, como fez Fox Mulder em Arquivo X, o filme.

E se não acha que é a melhor opção, espere. E veja para onde a bússola está voltada.

E mesmo assim... se você não sabe, apenas siga em frente, não pare nunca! Siga em frente e lá na frente você saberá!